" Os velhos da 2ª companhia "
HISTÓRIA DO BATALHÃO DE CAÇADORES Nº 4612/72
MOBILIZAÇÃO, COMPOSIÇÃO E DESLOCAMENTO PARA O C. T. I. G
A nota circular nº 1312/PM de 29 de Março de 1972, da 1ª Repartição do Estado Maior do Exército, indica os quadros constituintes do Batalhão de Caçadores 4612, que é nomeado para intervenção no Ultramar como Unidade de reforço do C. T. I. G., em rendição do Batalhão de Caçadores nº 3832; Sendo a Unidade mobilizadora, o R. I. 16, aquartelado em Évora.
No dia 10 de Julho de 1972, tem início em Évora a instrução de especialidade com a duração de sete semanas, para a grande maioria dos praças atiradores, vindos de diversos centros de instrução. Nas duas semanas anteriores e sob a orientação do Comandante do futuro Batalhão, teve lugar uma escola de quadros, destinada a oficiais e sargentos com o fim de obter o melhor aproveitamento possível da instrução que iria começar dentro de dias.
No dia 27 de Agosto de 1972, termina a instrução de especialidade, com resultados satisfatórios, tendo-se cumprido os programas superiormente aprovados. Tem então início a organização definitiva do Batalhão, com a chegada de novos elementos de várias especialidades, não atiradores.
De uma maneira geral, o efectivo do Batalhão é oriundo do Sul e Centro do País, embora como é natural possua elementos naturais de todas as regiões.
Com o Batalhão já formado e após as operações de vacinação e rádio rasteio, todo o pessoal começou a gozar no dia 05 de Setembro de 1972, a licença das NNCC MU.
No dia 20 de Setembro de 1972, com a presença de Sua Ex.ª o Brigº José Augusto Carrinho, 2º Comandante da Região Militar de Évora e perante formatura geral do Batalhão, tem lugar na parada do R. I. 16 a cerimónia de entrega do Guião à Unidade recém formada. Esta cerimónia, foi seguida de missa celebrada pelo Sr. Major Capelão do Q. G. da R. M. de Évora e a ela assistiram todos os militares do Batalhão.
Na madrugada de 28 de Setembro de 1972, utilizando autocarros, deixam Évora em direcção ao A. B. n°1 em Lisboa, o Comando de Batalhão e a Companhia de Comando e Serviços, onde cerca das 08h45 embarcam em aviões dos TAM para Bissau. Após 4 horas de viagem sem escala, desembarcam no aeroporto de Bissalanca, onde são recebidos por um delegado de Sua Ex.ª o CMDT. CHEFE, partindo de seguida em viaturas militares, para o Campo Militar de instrução do Cumeré, onde iria ter lugar a Instrução de Aperfeiçoamento Operacional.
Nos dias 29 e 30 de Setembro e 05 de Outubro, seguindo a mesma via embarcaram respectivamente a 1ª,2ª e 3ª Companhia ficando igualmente instaladas no Campo Militar de Instrução do Cumeré.
Dados fornecidos por Jorge Canhão